Serviços

NOSSAS ESPECIALIDADES

CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS

A Política de RH da PHC nos Serviços de Consultoria

Com frequência, a implantação de atividades na área de Recursos Humanos implica em profundas mudanças organizacionais e substituição de hábitos arraigados.

A PHC-Potencial Humano Consultoria adota uma orientação mais participativa, voltada para qualidade operacional, buscando o desenvolvimento de potencialidades latentes e a compatibilização entre a satisfação das necessidades individuais e coletivas.

A tarefa de obtenção, gerência e desenvolvimento de Recursos Humanos é entendida como uma mola mestra que irá garantir a todo o sistema, condições para o ótimo funcionamento e expansão.

O diagnóstico organizacional permite o estabelecimento de uma base para futuros projetos de desenvolvimento de Recursos Humanos.

Considerando o quadro de exigências do ambiente e da organização, percebemos que a abordagem do sistema aberto quanto às organizações permite tracejar um mapa de ciclos repetitivos de inputs, transformação e input renovado, fornecendo indícios altamente informativos sobre o funcionamento do sistema.

Informações contidas no diagnóstico organizacional permitirão o desenvolvimento de atividades relacionadas com a área de Recursos Humanos, tais como: cargos e salários; recrutamento e seleção; treinamento e avaliação de desempenho.

Visto como um sistema diretamente correlacionado, o compósito recrutamento-seleção tem um papel altamente influente na estruturação do contingente de Recursos Humanos numa organização.

A introdução de um sistema de seleção de pessoal não pode ser efetuada ao acaso, necessitando de estudos preliminares que permitam definir a sua necessidade: de processos de análise do trabalho, para especificação de seus objetivos; e mesmo de critérios operacionalmente definidos e válidos para nortear o processo seletivo.

Acreditamos muito mais na utilização da seleção de pessoal com um auxiliar do sistema de treinamento de mão-de-obra do que como um momento acabado dentro do processo de Recursos Humanos.

Estimado como um sistema mais amplo que a Seleção, o Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal tem a função de suprir as necessidades daquela. Assim, alguns comportamentos e exigências impossibilitados de terem suas potencialidades determinados em função da seleção científica, poderão ser detectados através do processo de evolução profissional, que caracteriza os processos de treinamento e formação de pessoal.

O treinamento deverá propiciar o desenvolvimento da potencialidade individual, de forma a permitir a emissão de comportamentos exigidos para o desempenho das tarefas inerentes a cada ocupação.

Planos e procedimentos de avaliação e acompanhamento da qualidade para adequação dos Recursos Humanos.

Um programa de gestão de Recursos Humanos não pode prescindir do conhecimento periódico e sistemático do comportamento de sua força de trabalho.

Os responsáveis pelo controle e desenvolvimento dos Recursos Humanos não podem deixar de possuir uma medida objetiva e válida do nível de proficiência de seu pessoal, para que a ação preventiva e conectiva seja exercida em níveis compatíveis com a realidade observada.

As atividades de análise de desempenho e avaliação de desenvolvimento estão ligadas à classificação pelo potencial psicológico de pessoas, treinamento, promoção, transferências de cargos ou funções, enfim a uma eficaz administração dos Recursos Humanos, com critérios e limites comportamentais claramente estabelecidos e divulgados.

Pesquisa

O Processo de Pesquisa gera uma sólida base de dados para a gestão de pessoas e competências, indicando os principais pontos a melhorar, os planos de ação e desenvolvimento, tornando a Empresa um melhor lugar para se trabalhar.

A metodologia e o sistema exclusivo de coleta de informações Via Web, desenvolvido pela PHC, surgiu da necessidade de diagnosticar com precisão, rapidez, baixo custo, confiabilidade e confidencialidade, os impactos dos diferentes aspectos organizacionais na qualidade e produtividade de sua empresa. É totalmente personalizável e atende a diversos tipos de Pesquisa, como:

• Pesquisa de Clima Organizacional;
• Avaliação de Desempenho 360º;
• Pesquisa de Opinião;
• Pesquisas Temáticas;
• Pesquisa de Avalição do Grau de Satisfação do Cliente;
• Pesquisa de Pré-Lançamento do Produto;
• Avaliação Pós-Implantação de Sistema de TI;
• Pesquisas de Gestão de Pessoas e Competências para Certificações de Qualidade.

Principais características da metodologia:

• Garantia de imparcialidade no levantamento dos dados;
• Consolidação dos dados na apresentação dos resultados;
• Elaboração de planos de ação em resposta aos resultados;
• Realização de comunicação em curto prazo para os usuários chave, selecionados pela área, acompanharem os planos de ação;
• Extratos consolidados de dados, além de relatórios com gráficos ,médias e desvios padrão, índices de satisfação, cruzamento de dados, etc;
• Os dados são analisados por tópicos abordados (grupos de informações) e por questionamento (pergunta).Os pontos críticos podem ser visualizados graficamente.

Como funciona:

A base de dados fica armazenada em ambiente seguro da Internet. A área administrativa do sistema é mantida em ambiente protegido, sendo de uso exclusivo da PHC.
As respostas são dependentes de chave de acesso. Somente pessoas previamente cadastradas tem acesso ao formulário. Cada senha só poderá ser utilizada uma vez, o que inviabiliza a possibilidade do participante responder duas vezes ao formulário.

Os relatórios completos são entregues com os indicadores quantitativos e qualitativos.

O sistema faz envio de e-mail para cada participante, com um link que leva ao formulário. É possível fazer novos envios de forma que, mesmo já tendo sido iniciada a pesquisa, novos respondentes possam participar. Poderão ser geradas chaves externas, para os que não fazem uso de e-mail.

Gera extratos consolidados de análise de resultados com pontuação crítica e problemática através de relatórios com gráficos.

Possui interface de exportação de dados, possibilitando entregar resultados em arquivos tais como: XLS, MDB, TXT, DOC, PDF, etc.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A estratégia de orientação profissional tem como principal singularidade sua interface com o processo de facilitação da escolha, tomada de decisão e elaboração de projetos de vida, não apenas, de jovens iniciantes na sua trajetória acadêmica ou profissional, mas também, de indivíduos que estejam em qualquer estágio de suas vidas pessoais e profissionais, inseridos ou não no mundo do trabalho.

No âmbito institucional a orientação profissional é realizada com alunos do ensino fundamental (9º ano) até o ensino médio.

As atividades desenvolvidas incluem:

•   Palestra motivacional – Tem por objetivo possibilitar a reflexão dos estudantes sobre o momento da escolha profissional, bem como, conscientizá-los a respeito da importância desse processo para uma escolha mais assertiva:

•   Orientação Vocacional em Grupo – Possibilita reflexões e descobertas em conjunto. Durante as atividades os alunos interagem, realizam atividades em grupo e de forma individual. O desenvolvimento do trabalho inclui também a possibilidade de informação profissional.

O trabalho pode ser desenvolvido com grupos de até 20 alunos e conta com uma carga horária de 16 horas, podendo ser realizado num final de semana.

Vantagens para a Instituição:
•   Possibilidade de projeção da Instituição pelo número de alunos aprovados no vestibular e com maior assertividade nas escolhas profissionais;
•   Diferenciação em relação às outras Instituições pelo trabalho diferenciado e preocupação com o futuro profissional de seus estudantes.

Vantagens para o aluno:
•   Oportunidade de amadurecimento e responsabilidade frente ao processo de escolha profissional;
•   Redução da ansiedade e angústia frente ao futuro profissional;
•   Acesso às informações sobre profissões.

Metodologia:
Dinâmicas de grupo, jogos e técnicas psicodramáticas; questionários Via Web(metodologia DISC);testes de perfil comportamental; jogos lúdicos( psicogame); palestras.

No âmbito individual a orientação profissional também é realizada com alunos a partir do ensino fundamental (9º ano) até o ensino médio.

Tem por principal finalidade propiciar ao estudante, um auxílio externo, visando trazer ao seu conhecimento informações sobre si mesmo e sobre o imenso campo de oportunidades de trabalho, que, de outra forma, dificilmente seriam obtidos.

Os instrumentos da orientação profissional que serão utilizados pela PHC-Potencial Humano Consultoria são os diversos testes, questionáriosVia Web (metodologia DISC), jogos lúdicos (psicogame) e entrevista.

O trabalho inclui cerca de 10 a 12 sessões de sessenta minutos, sendo uma sessão por semana.

A grande vantagem do processo individual é o aprofundamento do autoconhecimento; uma análise mais apurada e reservada.

•   Coaching Executivo:
Vivemos em uma sociedade mobilizada por mudanças econômicas e políticas. O avanço tecnológico nos leva a perceber que o indivíduo/empresa que não acompanhar a mudança será deixado para trás.

O processo de coaching existe, tanto na vida pessoal quanto empresarial, para relembrar que é possível transformar possibilidades em ganhos reais e potencial em excelência. O desafio empresarial, portanto, é o identificar e desenvolver líderes com visão globalizada para que possam atingir a sinergia organizacional e formar times vencedores.

Pesquisas:
Pesquisas revelam que os fatores de maior prejuízo a carreira do executivo são:
1. Falta de capacidade de lidar com as adversidades;
2. Qualidade de relacionamento com seus pares, equipes em situação de conflito; chefes da empresa; subordinados.

•   Sabemos que um líder só consegue ser efetivo quando tem credibilidade e é focado na valorização dos talentos, no desenvolvimento e na competência das equipes que lidera.

Áreas de Foco:
•   Aumento da capacidade de administrar mudanças;Aumento da capacidade de liderança;
•   Aumento da produtividade e lucros da empresa;
•   Aumento da qualidade de vida;
•   Melhor capacidade de administrar conflitos;
•   Capacidade de trabalhar eficientemente com equipes.

Benefícios:
Estudos mostram que o ROI(Return of Investment) do Coach é alto para as Empresas.

•   Coaching de Carreira
Destinado a profissionais que buscam:
•   Escolha profissional;
•   Transição de carreira;
•   Preparação para aposentadoria;
•   Empreendedorismo, entre outros.

•   Coaching Profissional
Destinado a profissionais que buscam desenvolver as seguintes potencialidades:
•   Liderança;
•   Comunicação;
•   Negociação;
•   Apresentação em público.

Nota:
Coaching é um processo focado na criação de possibilidades futuras. Não é usado para resolver questões do passado ligadas a traumas, fobias ou problemas emocionais – que são do âmbito da psicoterapia.

A PHC-Potencial Humano Consultoria realiza atendimento personalizado.

•   Life Coaching
Destinado a pessoas que buscam a qualidade de vida e novos patamares na conquista de objetivos pessoais e profissionais.

Objetivos:
•   Aumentar ou desenvolver competências para transformar potencial em excelência;
•   Assumir responsabilidade de criar uma vida mais próxima de seus desejos, distanciando-se de limitações que impedem sua expansão;
•   Rever hábitos diários para melhor uso de sua própria energia;
•   Gerar melhoria e maior satisfação nas diferentes áreas da vida que impedem sua expansão.

Serviços:
Coaching de Vida – Propósito e valores, qualidade de vida, relacionamentos, administração do tempo, etc.

Benefícios:
•   Maior satisfação pessoal e tranquilidade;
•   Autoconhecimento;
•   Maior controle sobre a própria vida;
•   Aumento da autoconfiança e auto-estima;
•   Atendimento personalizado.

EDUCAÇÃO CONTINUADA

Para Treinadores:
•   Formação De Facilitadores De Grupos para Aplicação nos Sub-Sistemas de RH;
•   Dinâmica Nos Jogos Psicodramáticos;
•   Treinando e Desenvolvendo Pessoas;
•   Gestão de Grupos: Vivenciando Jogos Psicodramáticos e de Dinâmica de Grupo.

Para Profissionais em Posição de Liderança:
•   Potencializando a Liderança Coach;
•   O Lado Humano da Negociação;
•   Liderança e Sucesso;

Para Profissionais de RH:
•   Teste PMK;
•   Teste Zulliger;
•   Teste HTP;
•   Teste Palográfico;
•   Orientação Vocacional;
•   Testes e Inventários Psicológicos Objetivos.

Para Profissionais de Diversas Áreas:
•   Administração Do Tempo;
•   Motivação e Integração Funcional;
•   Dinâmica De Grupo: Potencializando Pessoas Para O Encontro;
•   Resgatando O Potencial Da Criativa-Idade;
•   Administração do Tempo;
•   Qualidade no Atendimento;
•   Biodanza:Resgatando Potenciais no Gerenciamento Humano;
•   A Busca da Excelência no Trabalho;
•   Preparação para Aposentadoria.

Veja em nossa página de cursos o conteúdo programático de cada item citado aqui.

A PHC elabora e desenvolve programas inovadores em Educação Continuada,atendendo à demanda do mercado, que têm exigido profissionais competitivos e eficientes.

Buscando atender a essas demandas, a PHC oferece cursos customizados para a empresa-cliente,que podem acontecer In Company.

Em programas voltados para gestão de grupos a PHC privilegia as metodologias criadas por Will Schutz, Jacob Levi Moreno e Rolando Toro Araneda que apresentam, em comum, entre outros aspectos, a integração, base de todo relacionamento humano.

Estamos abrindo a possibilidade de uma parceria com universidades corporativas de todo o País para a realização, em nossas instalações, dos cursos da Potencial Humano Consultoria.

As turmas, nesse caso, deverão ter um número mínimo de 20 e um máximo de 40 funcionários(poderão ser aceitas pequenas alterações nesses limites) e deverão ser formadas em momentos distintos dos que oferecemos as nossas turmas regulares (abril/maio e setembro/outubro). Estamos propondo, de imediato, as seguintes datas para essas turmas especiais em parceria:

•   1 de março a 5 de abril
•   1 a 31 de julho
•   1 de agosto a 5 de setembro
•   1 de novembro a 5 de dezembro
•   1 a 31 de janeiro

As universidades corporativas organizam as turmas dos funcionários e nos remetem as fichas de inscrição com os respectivos comprovantes de depósito.

Para esses cursos, praticaremos um preço especial para os funcionários, oferecendo também 2 bolsas a serem distribuidas aos que forem indicados pela Empresa.

Se a Empresa quiser incluir os cursos da Potencial Humano Consultoria como parte do cronograma de cursos oferecidos aos seus funcionários, realizando-os em turmas ao longo do ano, podemos estabelecer uma parceria ainda mais recompensadora.

Qualquer informação adicional, favor contatar a Potencial Humano Consultoria pelo e-mail: potencial@phc.com.br ou pelo telefone (21) 2569-1187 / 2284-9449.