Formação em Psicanálise da Criança e do Adolescente

CURSOS

Formação em Psicanálise da Criança e do Adolescente
Duração: 12 meses
Dias e horários: Sábados (quinzenal)
Investimento: Vide Newsletter
Local: “IN COMPANY”

Inscrição

SOBRE O CURSO:

•   A alta competitividade e o acelerado ritmo de transformação exigido pelo mercado de trabalho, coloca em questão a formação dos profissionais na área de saúde e faz com que o nível de exigência no que se refere à qualidade da formação dos profissionais e da titulação acadêmica seja cada vez maior.

A Formação em Psicanálise da Criança e do Adolescente é um novo programa de Pós-graduação que foi desenhado segundo as mais recentes demandas do ambiente clínico da criança e do adolescente em termos de multiplicidade, flexibilidade e criatividade. Parte do princípio de que os cursos de pós-graduação devem estar afinados aos novos tipos de profissionais que atuam no mercado de trabalho, num ambiente clínico cada vez mais exigente.

OBJETIVOS:

•   Proporcionar as bases para o profissional da área de Saúde Mental atuar a partir dos Fundamentos da Psicanálise com Crianças e Adolescentes;
•   Instrumentalizar o profissional para o desenvolvimento de uma prática mais dinâmica, a partir de estudos de casos e atendimentos clínicos supervisionados.

PARTICIPANTES:

•   Psicólogos; psicopedagogos; psicomotricistas; fonoaudiólogos e estudantes do último período do curso de Psicologia.

METODOLOGIA:

•   Fundamentos da Psicanálise da Criança e do Adolescente, através da articulação estreita entre a teoria e a clínica, obtida em: aulas teóricas, oficinas clínicas, debates , estudos de casos e atendimentos clínicos supervisionados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Disciplinas:

I – Conceitos Fundamentais da Psicanálise:36 h/a
Ementa:
Os conceitos fundamentais da obra freudiana: inconsciente, transferência, pulsão, trauma, sexualidade e Édipo. A primeira dicotomia sobre a pulsão.A noção de realidade psíquica articulada ao complexo de Édipo.Conceituação de narcisismo e a segunda dicotomia pulsional.Revisão dos princípios de funcionamento mental: o para-além do princípio do prazer e a terceira dicotomia pulsional freudiana.Os desdobramentos teóricos do conceito de pulsão de morte: masoquismo primário, mal-estar na cultura.A segunda tópica.

II – Método e Técnica Analítica:24 h/a
Ementa:
O método analítico e a técnica analítica.A função das entrevistas preliminares.As modalidades da transferência e a interpretação na neurose. O sintoma em psicanálise. a transformação do sintoma na análise e as diferentes concepções a seu respeito na teorização de Freud. As identificações na clínica.O trabalho de construção em análise. O lugar do analista na direção do tratamento.

III – Psicanálise da Criança e do Adolescente:36 h/a
Ementa:
A evolução da compreensão da relação mãe-bebê na história da psicanálise.As perspectivas da abordagem dos psicanalistas freudianos.Estudos de princípios fundamentais em psicanálise com crianças.A angústia na relação mãe e bebê em Melaine Klein. A mãe suficiente/insuficiente boa em Winicott. A fase autística e simbiótica de Margareth Malher. A entrevista com os pais.

IV – Psicopatologia Psicanalítica:36h/a
Ementa:
Avaliação diagnóstica:questões relacionadas à saúde mental da criança e do adolescente.História crítica do conceito de doença mental; normal e patológico.Noções de psicopatologia.Distúrbios neurológicos,psicológicos e psiquiátricos.Modos de subjetivação na infância e na adolescência e sua relação com o desenvolvimento emocional. A depressão na infância, transtornos Mentais na Infância e Adolescência.

V – A Família e sua Dinâmica:24h/a
Ementa:
A Família enquanto sistema dinâmico em desenvolvimento; sua organização e funcionamento; contextualizado culturalmente e historicamente, constituído de diferentes níveis de intervenção familiar.Compreensão da problemática familiar em diferentes contextos. Estudo de casos.

VI – Ludoterapia: Jogos e Brinquedos Psicopedagógicos:24 h/a
Ementa:
O lugar do jogo no trabalho clínico;técnicas de ludoterapia dentro da abordagem e escuta psicanalítica.Análise e aplicação de jogos em crianças e adolescentes.As angústias e os medos desvelados através do lúdico.

VII – Técnicas de Grupos para Crianças e Adolescentes: 30h/a
Ementa:
Funcionamento e desenvolvimento de grupo.A utilização dos jogos e dinâmicas de grupo: quando, onde e como usar. O processo de aprendizagem. Trabalhando o grupo e o porcesso vivencial.Dinâmica de grupo para: integração, tomada de decisão, comunicação, planejamento, elaboração de metas, aprendizagem, etc..

VIII – Atendimento Clínico Supervisionado: 120h/a

Corpo Docente:
Ana Lúcia Ribeiro: Mestre em Psicologia Clínica (PUC/RJ);
Ana Maria Magioli:Especialista em Psicopedagogia (IPISIBA/Argentina);
Elizabeth Luiz Soares: Mestre e Doutora em Psicologia (UFRJ);
Heloisa Sellinger: Doutora em Psicologia (UFRJ);
Luci Azevedo Pereira:Mestre em Psicologia Social (UGF);
Maria Luiza Bustamante Pereira de Sá: Mestre e Doutora (UFRJ);
Marisa Marinho:Especialista em Psicologia Clínica (PUC/RJ).

GALERIA DE FOTOS