Capacitação de Facilitadores de Grupos

CURSOS

Capacitação de Facilitadores de Grupos
Duração: 24 horas
Dias e horários: A combinar
Investimento: R$ 400,00 (Parcelado em até 18x no PagBank)
Local: PHC-Potencial Humano Consultoria

Inscrição

SOBRE O CURSO:

•   Vivemos no limiar de um novo milênio, marcado por profundas transformações tecnológicas, sociais e econômicas.Cada vez mais a mobilização para o aprendizado e crescimento do potencial das equipes faz-se necessária para empreender uma melhor otimização de resultados no ambiente de trabalho, em constante revolução e renovação.
•   Dentro deste contexto, ressalta-se o expressivo destaque de nosso programa de capacitaçao de facilitadores de grupos para se tornarem gestores em habilidades e conhecimentos necessários à promoção da cultura de um ambiente interno de trabalho rico em idéias, que gerem resultados e agreguem fortes valores aos clientes internos e externos.

OBJETIVOS:

•   Qualificar o participante a utilizar jogos e técnicas vivenciais em programas de desenvolvimento do potencial humano;
•   Ampliar o papel profissional de cada participante para que se torne um coordenador de grupos, atuando segundo novos paradigmans de orientação do processo de ensino-aprendizagem.

PARTICIPANTES:

•   Gestores, executivos, administradores, pedagogos e demais profissionais que atuam na área de Desenvolvimento de Recursos Humanos.

METODOLOGIA:

•   Teórico-vivencial, sendo utilizadas técnicas de dinâmica de grupo e jogos psicodramáticos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Unidade I: O papel do facilitador de grupos
•   Apresentação pessoal e postura física;
•   Atitudes e comportamentos que facilitam o comportamento de um grupo;
•   Lidando com o processo de mudança: construindo capacidades facilitadoras;
•   Uso do espaço e aplicação de recursos;
•   Desenvolvendo habilidades técnicas e humanas.

Unidade II: Jogos e técnicas Vivenciais
•   Uso e aplicações;
•   Vitalizadores;
•   Vantagens da utilização de jogos e técnicas vivenciais em empresas e em processos de aprendizagem integrada;
•   Componentes básicos de um jogo;
•   Jogos: conceituação e abrangência;
•   Técnicas vivenciais:objetivos e características dos membros do grupo.

Unidade III: Funcionamento e desenvolvimento do grupo
•   Participação no grupo:estilo de liderança; papéis dos membros: ao nível de tarefa e ao nível sócio-emocional; papéis não construtivos;
•   Tensão e conflito no grupo: como lidar com o conflito; resolução criativa do conflito.

Unidade IV: Planejamento e montagem de um programa de treinamento
•   Estudo de casos;
•   Diagnóstico da situação-problema;
•   Planejamento;
•   Elaboração de um programa: etapas a serem obedecidas;
•   O processo de avaliação.

Unidade V: Treinamento de direção
•   Vivenciando o processo ensino-aprendizagem: aplicando e acompanhando as atividades programadas para grupos.

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